Atual número 1 do ranking mundial pela IBJJF, Claudia do Val tem um desafio bastante simbólico pela frente na próxima edição do BJJ Stars, programado para o dia 14 de novembro. O duelo é contra Gabi Garcia, que durante anos dominou o cenário do Jiu-Jitsu feminino no mundo, colecionando títulos mundiais e continentais com e sem kimono.
Para adquirir o PPV e acompanhar todos os detalhes do BJJ Stars, clique aqui.
“Sou a primeira do ranking mundial, mas essa colocação não é porque sou melhor do que ninguém; na verdade é apenas um acúmulo de pontos por participar de várias competições. A luta, com certeza, é especial, um dos maiores desafios que eu já tive, sem dúvidas”, comentou a faixa-preta.
Indiscutivelmente Gabi Garcia x Claudia do Val é um embate recheado de expectativas devido ao histórico de títulos de ambas. Gabi tem ao seu lado a farta experiência. Do Val, por sua vez, vem num ritmo consistente de competição. Se alguma delas vai sentir algum tipo de pressão ninguém sabe. Comedida, Do Val minimiza.
“Acredito que a pressão vem de nós mesmos. Muitas vezes os atletas se sentem pressionados por títulos, mas a verdade é que ninguém tem nenhuma obrigação de ganhar nenhuma luta. Mas lógico, nós mesmos nos colocamos pressão porque queremos ganhar”, convida à reflexão.
Antes do mundo “parar” devido à pandemia do novo coronavírus, Claudia do Val vinha num ritmo acelerado de competições. Embora este hiato tenha atrasado alguns planos, ela prefere ver “o copo meio cheio” da situação.
“A pandemia mudou a rotina de todo mundo. Ninguém contava com a quarentena. Eu vinha de uma rotina pesada com muitos campeonatos e viagens. Tirei um tempo para descansar meu corpo e minha mente. Mas desde que recebi o convite para o BJJ Stars eu estou treinando forte. O público pode contar que darei o melhor de mim”, garante.