O Karate Combat realizará o primeiro evento em território árabe no dia 20 de abril, com a edição 45, em Dubai. Além da disputa entre os experientes Luke Rockhold e Joe Schilling como desafio principal, uma super luta poderá definir o primeiro lutador da história da organização a portar cinturões em duas categorias simultaneamente.
Trata-se do brasileiro Luiz Rocha. Atual campeão dos leves (até 68kg), o atleta da Pitbull Brothers descerá até os galos (61kg) e desafiará o campeão Myrza Tebuev (Rússia).
O combate será uma revanche. Eles se enfrentaram pela primeira vez em 2019, e o brasileiro venceu por pontos.
“Eu ainda me recuperava de uma cirurgia no joelho. Estava um tanto inseguro, e fiz uma luta estratégica e conservadora. Myrza mostrou ter um bom jogo de caratê. E por ser alto e canhoto, controlou bem a distância. Mas naquela ocasião, meus chutes de direita fizeram a diferença”, disse Rocha.
“Nós mudamos muito desde então. Considero ele (Myrza) um dos boxeadores mais técnicos do Karate Combat. Ele se movimenta bem e sabe golpear andando pra trás, o que é difícil. Mas acho que evoluí muito mais nesse período. Passei por testes mais duros, sou mais contundente e letal. Ele vai fugir, mas vou caçá-lo. Posso definir a luta com apenas um golpe, e ele sabe disso”, completou.
Entrar no pit (arena) para uma super luta também não será novidade no currículo de Rocha. Em 2022, ele enfrentou e venceu o então campeão dos meio-médios (75kg), o norte-americano Josh Quayhagen.
Na época, porém, a organização não quis colocar o cinturão em jogo, e a vitória rendeu apenas um troféu simbólico especial.
“Venci Josh, todos sabem que merecia ser duplo campeão, mas tivemos de acatar as ordens da empresa. Agora serei o duplo declarado e, moralmente, o triplo. Talvez assim eles me deem o que mais quero. A luta contra o (atual detentor do cinturão meio-medio e lenda do caratê esportivo) Rafael Aghayev. Assim, além dos status de triplo campeão, terei também o de maior lutador de todos os tempos do Karate Combat”, cravou o potiguar.
O outro brasileiro em ação no card será o paraense Bruno Souza. O discípulo dos irmãos Lyoto e Chinzo Machida enfrentará o ucraniano Vitali Dubina, também nos leves.
Todas as edições do Karate Combat podem ser assistidas ao vivo e grátis no canal oficial do Youtube da organização. O UFC Fight Pass também faz a transmissão. Confira a grade de programação do aplicativo.