Preparador físico de campeões de jiu-jitsu e de lutadores do UFC explica diferença de trabalho entre as modalidades

0
200
Sanches e Duarte após a conquista do ADCC - Foto: Divulgação

Preparador físico de diversos atletas de alto rendimento, incluindo campeões no jiu-jitsu e no MMA, o fisiologista Victor Sanches vem se destacando cada vez mais no meio esportivo. Seu feito mais recente foi junto ao faixa-preta de jiu-jitsu Kaynan Duarte, que conquistou ouro no peso e no absoluto da última edição do ADCC, evento considerado a Copa do Mundo da luta agarrada.

Sanches e Duarte após a conquista do ADCC – Foto: Divulgação

“Foi uma preparação muito boa, no qual eu tive o prazer de passar seis semanas com o Kaynan na Atos HQ, em San Diego. Conseguimos controlar bem a carga de treino através dos monitoramentos diários que eu costumo fazer. Fizemos oito lutas em dois dias, conseguindo finalizar sete delas. Ele estava em um nível de concentração altíssimo, muito bem fisicamente e tecnicamente”, detalha Sanches.

Além de Kaynan Duarte, Victor Sanches também é responsável pelo condicionamento físico de outros campeões mundiais de jiu-jitsu, como Gustavo Batista, Isaque Bahiense, Diego Pato, Meyram Maquiné, Ana Rodrigues e Yara Soares. No MMA, o preparador trabalhou com os lutadores do UFC Joanderson “Tubarão”, Kaynan “Bahia” e Melquizael Costa, o “Melk Cautch”.

“As diferenças se dão pelas características de cada modalidade. O MMA tem uma exigência física mais variada, exigindo tanto da resistência cardiovascular quanto da potência e velocidade para o striking e as entradas de queda; enquanto o jiu-jitsu tem uma demanda maior de resistência muscular localizada, além das demandas de força e potência”, difere o especialista, que possui 10 anos de carreira.

“Comecei minha carreira muito cedo, com 20, 21 anos. Existia uma certa dúvida e um preconceito em cima de jovens profissionais. Isso foi um grande desafio. Mas eu tinha muita vontade de estudar e fazer acontecer. As conquistas dentro da primeira modalidade que trabalhei, o polo aquático, tem um gosto especial pela forma como fui me desenvolvendo como profissional e pessoa”, explica Sanches.

No jiu-jitsu, Victor Sanches já ajudou lutadores a conquistar sete títulos mundiais na faixa-preta, em diversas categorias de peso, três títulos do ADCC, além de um número incontável de pódios nestes e em diversos outros campeonatos mundo afora. No polo aquático, constam 10 campeonatos brasileiros, um sul americano e um vice-campeonato pan americano, este com a seleção brasileira junior.