De volta ao quimono, Robson Gracie estreia no ADXC 9 em Paris neste sábado

0
Duelo brasileiro integra o card - Foto: Divulgação/ADXC

Neste sábado, 19 de abril, o ADXC 9 desembarca em Paris, e entre os combates mais aguardados do card preliminar está a estreia de Robson Gracie, irmão mais novo da lenda Renzo Gracie. Ele encara o também brasileiro Júnior Orgulho em um duelo que promete movimentar a capital francesa e carregar toda a simbologia de mais um Gracie no cage.

Duelo brasileiro integra o card – Foto: Divulgação/ADXC

Embora venha de uma sequência de treinos e lutas voltadas para o MMA, Robson não hesitou quando recebeu o convite para competir de quimono.

“Foi uma surpresa porque eu havia feito uma luta de MMA e eles me chamaram para lutar de quimono, no Rio de Janeiro. Acabei me machucando e tive que sair do card. Agora estou novamente tendo essa oportunidade. Estou bastante empolgado, o jiu-jitsu é a minha grande paixão e é bom demais poder estar voltando em um evento desse tamanho, com tantos atletas de alto nível”, afirmou o faixa-preta.

A preparação do lutador vem sendo realizada na tradicional Renzo Gracie Academy, em Nova York, onde treina sob os olhos atentos do próprio irmão Renzo, que também estará em seu córner na noite de sábado. O primo e multicampeão Gregor Gracie tem sido peça-chave nos treinos, assim como os experientes professores Rafael Sapo e Fábio Floriano. Segundo Robson, o foco está em impor seu ritmo e buscar a finalização.

“Sabemos que meu adversário é um cara do MMA também, muito duro, e a ideia é conseguir impôr o meu ritmo o tempo inteiro e chegar na finalização. Sempre gostei muito de atacar braços, o armlock é uma das minhas posições fortes, então quem sabe não pode ser um dos caminhos para a vitória”, disse.

O ADXC tem sido palco para grandes nomes da arte suave e se consolidou como um dos eventos mais importantes da modalidade no mundo. Outro membro da família Gracie que brilha na organização é Rayron Gracie, que já soma vitórias expressivas no cage da organização. Para Robson, fazer parte desse cenário internacional é motivo de orgulho.

“Isso é muito legal para o crescimento do jiu-jitsu e para uma maior visibilidade. As regras são bem dinâmicas, os cards têm grandes lutas e os eventos rodam o mundo. Agora está sendo em Paris, depois tem Rússia, Rio de Janeiro, Austrália. É um trabalho incrível que Abu Dhabi faz porque faz com que o jiu-jitsu se desenvolva não apenas no Oriente Médio, mas em todos os continentes.”

Lutas principais terão duelo francês e brasileiro em ação

A luta principal com quimono do ADXC 9 será marcada pelo encontro de dois franceses: Guillaume Chaine enfrenta Thibault Gouti em um duelo que promete emoção do início ao fim. Já sem quimono, o brasileiro Gabriel Sousa encara o francês Anthony Oliveira, em um embate que marca mais um capítulo da rivalidade Brasil x França dentro do ADXC.

ADXC 12 chega ao Brasil em julho

Depois de Paris, Rússia e Austrália, o ADXC está programado para desembarcar, novamente, em terras brasileiras. O evento retorna ao Rio de Janeiro para a sua 12ª edição em julho, em parceria firmada com o Governo do Estado através da lei de incentivo ao esporte. Em 2024, a edição carioca contou com a lenda do jiu jitsu Rodolfo Vieira na luta principal, e a expectativa é que o card esteja repleto de estrelas novamente.