Realizada no último domingo na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico do Rio, a 2ª Etapa Classificatória do Campeonato Estadual de Karatê revelou os atletas que irão representar o Rio de Janeiro na seletiva regional para o Campeonato Brasileiro da modalidade.
Dos atletas classificados, 16 são do projeto social CRJ Sandokan, que desde 2009 leva os ensinamentos do Karatê a crianças e jovens do Complexo de Manguinhos, uma das comunidades mais perigosas da capital Fluminense. Ao todo, a equipe liderada pelos mestres Marise Covelo e Clemente Santiago conquistou 22 medalhas, sendo 7 de ouro, 8 de prata e 7 de bronze, atingindo a 7ª colocação geral entre 36 equipes.
“O resultado não chega a ser uma surpresa, porque a gente batalha todos os dias para isso, foi apenas mais um objetivo conquistado. Estou muito orgulhosa dos meus alunos, principalmente daqueles que não conseguiram na etapa anterior, não desistiram e conseguiram desta vez”, destacou a líder do projeto, situado nas dependências do Centro de Referência da Juventude (CRJ), programa vinculado à Secretaria do Estado de Esportes e Juventude que oferece diversas atividades culturais e esportivas a crianças e jovens de baixa renda.
A seletiva regional para o Campeonato Brasileiro de Karatê acontece nos dias 27 e 28 deste mês em Brasília
“Graças a Deus temos a LBV e a Super Rádio Brasil como parceiras há 6 anos e eles sempre garantem as nossas inscrições. Mas somar forças nunca é demais, então a gente está aberto a quem quiser nos apoiar ajudando com alimentação, transporte e hospedagem para esta missão em Brasília”, disse a sensei Covelo, que atende cerca de 120 alunos.
Um dos classificados para representar a seleção carioca na seletiva regional é Vanessa Vitória, de 18 anos, atual campeã brasileira na modalidade Kumite, voltada para o combate corpo a corpo. Desta vez ela garantiu a vaga no Kata, que é a sequência de movimentos no ar. O motivo para a mudança de modalidade é especial: a atleta está grávida de 6 meses.
“Eu não consigo ficar parada e, como não posso lutar por conta da gravidez, decidi disputar no Kata. De uma forma ou de outra eu tenho que estar sempre competindo, vivendo essa adrenalina de competição”, disse a jovem campeã e futura mamãe.
Presidente da CBK exalta a importância do trabalho social
Luís Carlos Cardoso, presidente da Confederação Brasileira de Karatê, parabenizou os projetos sociais que levam a doutrina da arte aqueles que não têm condições de pagar academias tradicionais e exaltou a parceria com a LBV.
“É uma parceria quem vem de muito tempo, uma parceria necessária para o crescimento do nosso esporte e que só abrilhanta o Karatê do Rio de Janeiro. Todo esporte é uma boa ferramenta de inclusão, mas o Karatê talvez seja um dos que mais incluem, por conta da disciplina. Cumprimentar professor no dojô é fácil, difícil é respeitar o adversário, os árbitros, mesmo na adrenalina. E a competição, nesse aspecto, é fundamental. O karatê competitivo proporciona isso.”
Confira abaixo os alunos do projeto CRJ Sandokan que representarão o Rio de Janeiro na seletiva de Brasília:
Miguel Nunes
Rafael Nunes
Diego Esteves
Matheus Macedo
Alisson
Vitor Gabriel
Gabriel Oliveira
João Jesus
Elias Pereira
Marcus Augusto
Thiago Gomes
João Gomes
Carolina Araújo
Vanessa Silva
Henrique Feitosa