Boxe: NEBAR conclui 6ª base e treinador destaca alto desenvolvimento da nova geração de atletas

0
232
Novos talentos do boxe participaram de programa de treinamento no CT da seleção permanente - Foto: Divulgaçao

Chegou ao fim, na última terça-feira (27), a 6ª etapa do Núcleo de Esportes de Base e Alto Rendimento (NEBAR) de boxe. Ao todo, 22 jovens pugilistas aspirantes a atletas de alto rendimento participaram do treinamento realizado no Centro de Treinamento da Seleção Brasileira permanente, na capital paulista.

Novos talentos do boxe participaram de programa de treinamento no CT da seleção permanente – Foto: Divulgaçao

Realizado numa parceria entre Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe) e Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério da Cidadania, o NEBAR tem como principal objetivo garantir uma transição suave dos atletas da categoria de base para o alto rendimento.

Ao todo, 22 atletas, entre homens e mulheres, participaram desta última base. Responsável pelos treinamentos e convocações, o treinador assistente da equipe olímpica permanente Vladson Soares, o Dídio, destacou o aproveitamento do programa e mostrou-se empolgado quanto à futura geração do boxe brasileiro.

“Foi perceptível a evolução de todos os participantes em relação às questões que englobam um atleta de alto rendimento, como técnica, tática, físico e psicológico. Absolutamente todos os 22 jovens atletas tiveram um ótimo desempenho e confirmaram a projeção do desenvolvimento que fizemos lá no início”, apontou.

Além dos atletas de base, o projeto NEBAR também inclui treinadores da nova geração em seus treinamentos. Nesta base, participaram cinco treinadores dos estados de Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro, os três primeiros colocados nos Campeonatos Brasileiros dos anos anteriores.

O programa conta com treinamentos físicos, táticos e técnicos, sparrings; palestras de especialistas em saúde física e mental – como fisiologistas, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos -, atletas, dirigentes e treinadores da atual seleção brasileira permanente de boxe.

“Esta 6ª base teve uma característica diferente, porque foi realizada uma semana antes do Campeonato Brasileiro, que é a principal competição de base do Brasil. Então aproveitamos essa proximidade de datas já para prepará-los para o evento, destacando os aspectos, físicos, táticos, técnicos e psicológicos”, disse Didio.

CBBoxe aprova

Presidente da CBBoxe, Marcos Brito celebrou o sucesso do programa e frisou a importância do apoio do Governo Federal para que o projeto saísse do papel.

“Graças a esse apoio, conseguimos desenvolver um projeto que, apesar de não constituir uma seleção brasileira permanente cadete e juvenil, permitiu a jovens promissores a convivência no ambiente seleção brasileira de boxe, junto com treinadores da seleção e sentindo essa pressão que é a busca incessante pela capacidade máxima de desenvolvimento”, destacou.

O dirigente também atentou para a importância do intercâmbio entre treinadores de federações dos estados para a disseminação da experiência.

“O projeto foi excepcionalmente bem sucedido, podemos experimentar diversos atletas durante esse convívio e também técnicos formadores que têm a possibilidade de levarem o conhecimento que aprendem aqui e aplicar em suas regiões, formando futuros atletas de elite que, mais à frente, poderão disputar mundiais e formar a seleção dos futuros Jogos Olímpicos”, projetou.

Marcos Brito também revelou que já existe uma negociação junto ao Ministério do Esporte para manter o NEBAR fixado no calendário esportivo do país.