Faixa-preta de Jiu-Jitsu, ex-lutador de MMA e referência quando o assunto é artes marciais – inclusive sendo comentarista do UFC Fight Pass no Brasil e do PAPO DE LUTA -, Carlão Barreto também é diretor-técnico da CBJJD, uma das principais entidades de Jiu-Jitsu do país.
Em parceria com a FJJD-Rio, a Confederação lançou o Circuito Rio Mineirinho 2025, e ele está repleto de novidades. Ao todo, serão mais de R$ 100 mil distribuídos ao longo do ano, um valor recorde do Circuito – que tem oito etapas previstas – e celebrado por Carlão Barreto.
“A expectativa para essa temporada é a melhor possível. Ano após ano a nossa Confederação vem trabalhando em prol do Jiu-Jitsu com um Circuito cada vez mais forte, com mais incentivos, passagens áreas internacionais, enfim… O nosso grande objetivo sempre foi e será o bem-estar dos atletas e das equipes”, disse o diretor, que completou:
“Com toda a certeza será um ano muito bacana, de crescimento e repleto de novidades. Além das premiações do infantil ao master, teremos o prêmio Atleta Mineirinho Gold Team e os sorteios de tatames da Prime Esportes e quimonos da Brazil Combat, algo que agrega muito. E quanto mais equipes participarem, melhor para o esporte e conseguimos retribuir esse apoio”.
A primeira etapa do Circuito vai acontecer nos dias 1 e 2 de fevereiro, quando a Arena da Juventude, em Deodoro-RJ, receberá o Rio Summer National Open. Reunindo disputas Gi & No-Gi, o evento tem inscrições abertas no site www.cbjjd.com.br e contará com diversas atrações.
Com patrocínio master do Refrigerante Mineirinho e parcerias com Prime Esportes e Brazil Combat, o Circuito no Rio de Janeiro irá oferecer, além das tradicionais passagens internacionais para os campeões do ranking, sorteios de áreas de luta e 20 quimonos a cada etapa.
“Estou muito ansioso para a sequência da temporada. Teremos grandes competições, atletas do topo, equipes de renome e, através do trabalho do professor Rogério Gavazza (presidente da CBJJD) e cia, estamos colocando o nome do Circuito Mineirinho cada vez mais na história do Jiu-Jitsu brasileiro”, afirmou Carlão Barreto.
Por todos esses fatores, a 18° edição do Circuito Mineirinho de Jiu-Jitsu promete ser um marco histórico. Desde o seu início, em 2008, o crescimento é constante, com cada vez mais atletas e equipes participando, corroborando que o trabalho da organização vem sendo bem feito.
“O número de atletas e academias que vêm participando é cada vez maior e isso mostra o crescimento do Jiu-Jitsu, e também que estamos no caminho certo. A nossa Confederação reconhece o atleta, coloca eles no holofote porque eles são os astros do show”, encerrou Carlão Barreto.
Ao todo, o Circuito Mineirinho de Jiu-Jitsu tem oito eventos confirmados, com o Rio Summer nos dias 1 e 2 de fevereiro, Sul Americano em 22 e 23 de março, Pan Americano em 10 e 11 de maio, Brasileiro em 14 e 15 de junho, Mundial em 19 e 20 de julho, Rio Winter e Brasileiro Master em 23 e 24 de agosto, Estadual Rio em 27 e 28 de setembro e, fechando o ano, Rio International Cup em 15 e 16 de novembro.