Medalhista olímpico no taekwondo (bronze, em Londres – 2012), o peso-pesado Robelis Despaigne chegou ao UFC em março deste ano. Com 2,01m de altura e cartel impecável em eventos de MMA de pequeno/médio porte, o gigante cubano venceu a primeira luta no Ultimate em apenas 18 segundos, e o hype foi instantâneo.
Mas bastaram duas derrotas e atuações irregulares para que o lutador aparecesse em uma das temidas listas de demissão da maior organização de artes marciais mistas do mundo.
A fila andou. O Karate Combat entrou no jogo, negociou e conseguiu o passe do striker cubano de 36 anos. Ele assinou com a organização na segunda-feira (11), e já estreará na última edição de 2024, o KC 51, que acontecerá em Miami, Estados Unidos, dia 5 de dezembro.
Despaigne será o primeiro atleta a integrar a nova divisão de peso da marca, a super-pesado (acima de 93kg). O adversário para a estreia ainda não foi divulgado.
“Medalhista olímpico de taekwondo, com todas as vitórias na carreira profissional como lutador de MMA por nocaute no primeiro round. Um artista marcial deste quilate era tudo o que precisávamos para abrilhantar nossos eventos e fechar este ano com chave de ouro”, disse o presidente do Karate Combat Asim Zaidi.