Do Rio aos EUA: Geração UPP disputa o Pan Kids

0
160
Alunos do Geração UPP representam o Rio e o Brasil nos EUA - Divulgação

A delegação do projeto social Geração UPP já embarcou para a Flórida, nos EUA, para a disputa do Pan Kids da Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF, na sigla em inglês), a principal competição de crianças da modalidade no mundo. O evento inicia nesta sexta-feira (26) e vai até domingo (28).

Alunos do Geração UPP representam o Rio e o Brasil nos EUA – Divulgação

Três dos sete jovens da delegação – Mayara Aleixo Palmares, de 15 Anos, Agatha Martins Souza, de 14, e Marion Timóteo Barbosa, também de 14 – fazem parte do grupo que conquistou 20 medalhas no tradicional Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, realizado recentemente, entre os dias 21 e 22 de junho, em Barueri-SP.

Composta por representantes das comunidades Providência, Manguinhos e Batan, a delegação do Geração UPP para o Pan Kids Jiu-Jitsu viajou para os EUA com apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

Criado em 2009, o Geração UPP é ministrado por policiais militares graduados em artes marciais que se dedicam a ensinar gratuitamente técnicas e a filosofia do jiu-jitsu a moradores de 24 comunidades cariocas com UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora).

Atualmente, mais de 4 mil crianças e adolescentes de diversas comunidades cariocas são integrados ao projeto, que nasceu da parceria entre as secretarias de Estado da Polícia Militar e de Esporte e Lazer, LBV, Super Rádio Brasil, Prime Esportes, Boomboxe, Tinas Nacional e. A ação promove não apenas o esporte, mas também a integração e o desenvolvimento comunitário.