O ADXC retorna ao seu berço, no próximo dia 2, quando promove a sua quinta edição, em Abu Dhabi. Após fazer história nas passagens recentes por França e Brasil, os Emirados Árabes Unidos voltam a ser o palco do evento árabe de Jiu Jitsu e grappling. Ao todo, serão 14 lutas, que colocarão alguns dos melhores lutadores do mundo frente a frente dentro de um octógono.
Abrindo a semana de lutas do ADXC 5, nesta quarta-feira, 31 de julho, os fãs de luta e a imprensa foram presenteados com uma coletiva de imprensa apresentando os principais protagonistas do card. Sentados à mesa estavam as estrelas do Evento Principal de Grappling, Urijah Faber e Bibiano Fernandes, os líderes do Evento Principal de Jiu-Jitsu, Rayron Gracie e Marcos Carrozzino, os lutadores do Co-Evento Principal de Grappling, Chad Mendes e Diego Brandão, além dos concorrentes do Co-Evento Principal de Jiu-Jitsu, Pedro Ramalho e Max Lindblad.
Também se juntaram aos atletas o gerente geral da IVSM, Sr. Tareq Al Bahri, que falou sobre a importância de sediar mais um evento nos Emirados Árabes Unidos, além de anunciar a próxima edição no Brasil.
“Gostaria de começar esta conferência estendendo meus sinceros agradecimentos ao principal apoiador do Jiu-Jitsu e de seus jogadores, local e internacionalmente, Sua Alteza Sheikh Mohammed bin Zayed Al Nahyan, Presidente do Estado, e a Sua Alteza Sheikh Khalid bin Mohammed bin Zayed Al Nahyan, Príncipe Herdeiro de Abu Dhabi e Presidente do Conselho Executivo de Abu Dhabi, por seus incansáveis esforços em desenvolver este esporte. Baseado na visão da liderança sábia dos Emirados Árabes Unidos em espalhar e apoiar o esporte, a quinta edição do Abu Dhabi Extreme Championship confirma sua posição como uma plataforma global esportiva inovadora. Estamos comprometidos em continuar o sucesso e a excelência que alcançamos e continuaremos com um cronograma ocupado de campeonatos nos Emirados e ao redor do mundo. Como anunciamos anteriormente, a 6ª edição do campeonato também será em Abu Dhabi, durante a Abu Dhabi Challenge Week, especificamente no dia 25 de outubro próximo. Além disso, estou feliz em anunciar hoje a 7ª edição do Abu Dhabi Extreme Championship, no Rio de Janeiro, Brasil, em novembro próximo.”
Em seguida, foi a vez das estrelas do ADXC 5 compartilharem suas primeiras impressões sobre o evento, com o pioneiro moderno do MMA, Urijah Faber, mostrando muita expectativa para entrar na jaula e mostrar suas habilidades de submissão.
“Feliz por estar aqui em Abu Dhabi, um lugar que vive Jiu-Jitsu”, elogiou Faber. “Enfrentar Bibiano novamente quase 20 anos depois é incrível. O grappling para mim é apenas um jogo divertido, minha melhor forma de treinar, e junto com o MMA, me fez ganhar muito dinheiro. Faz parte do meu DNA. Jiu-Jitsu e Wrestling são a mesma coisa para mim. Obviamente em conjuntos de regras diferentes, mas eu represento os dois. Lembro que Bibiano me derrubou no primeiro minuto da nossa luta com uma single leg, apenas treinando Jiu-Jitsu. Vai ser uma luta divertida de assistir, com certeza.”
Vindo como oponente de Faber no torneio, Bibiano Fernandes, do Brasil, está pronto para representar a terra dos guerreiros que é sua cidade natal, Manaus, capital da região amazônica. Para o brasileiro, ter Faber frente a frente na jaula é uma realização em si, mas conquistar a vitória no palco do ADXC ainda é seu principal objetivo.
“Enfrentar Faber aqui em Abu Dhabi é um sonho realizado. Nunca pensei em lutar com ele novamente, então agradeço a Deus por essa oportunidade. O Jiu-Jitsu mudou minha vida e pode mudar a vida de todos.”, afirmou o brasileiro.
Ainda nos Eventos Principais, Rayron Gracie e Marcos Carrozzino serão os protagonistas do torneio com uma luta de Jiu-Jitsu. Um veterano do ADXC vindo de uma grande vitória sobre Fellipe Andrew, Rayron está pronto para representar o nome da família Gracie na jaula da organização mais uma vez, mas ele é rápido em apontar que o peso de seu sobrenome não coloca nenhuma pressão em seu desempenho.
“Não tenho nenhuma pressão sobre mim. A pressão estava sobre meus antecessores, que precisavam provar a eficiência do Jiu-Jitsu”, disse Rayron. “Meu pai, meus tios, meu avô. A pressão estava toda neles. É meio difícil ver uma boa troca de quedas no grappling de hoje e Carrozzino tem um bom estilo de luta em pé. Eu gosto do conjunto de regras do ADXC. Lutar em uma jaula significa que você não tem espaço para evitar a luta ou interrupções. E com os rounds curtos, você precisa lutar, nada de enrolação. Eu só posso controlar o quanto de esforço eu coloco na luta e é isso que estou visando.”
Enquanto isso, Marcos Carrozzino traz sua vasta experiência para estrear no ADXC. Estando entre os melhores no ranking da AJP, Marcos tem sua confiança reforçada por títulos do ADGS e muitas outras vitórias conquistadas em Abu Dhabi, então ele não está nervoso por fazer sua primeira aparição no torneio com um Evento Principal de Jiu-Jitsu.
“Estou me sentindo confiante, sem pressão alguma em lutar no Evento Principal. Lutar é tudo para mim, é como andar de bicicleta. Eu faço isso desde criança, também lutando na equipe nacional de wrestling, então estou confiante nas minhas quedas para essa luta. Rayron é um grande atleta, com grandes vitórias em seu nome. Estou ansioso para essa luta na sexta-feira.”
O Co-Evento Principal de Grappling contará com dois veteranos do UFC fazendo sua primeira luta na jaula do ADXC. Um wrestler com passagens recentes no boxe, Chad Mendes está de volta ao cenário do Grappling e está empolgado não só em competir em seu estilo de luta favorito, mas também em poder fazê-lo dentro do conjunto de regras focado na ação do ADXC.
“Eu estava ansioso por uma luta de grappling para voltar às minhas raízes, depois de alguns combates de boxe que fiz recentemente”, disse Chad. “Wrestling tem sido meu pão e manteiga minha vida toda, mas minhas habilidades de submissão também estão afiadas. Eu estava fazendo grappling mesmo antes de começar a lutar MMA. Estou extremamente confiante nas minhas quedas e submissões, muito animado para estar aqui e competir. Vou usar minha força e atletismo para manter o ritmo durante toda a luta.”, completou.
O oponente de Chad, Diego Brandão, juntou-se ao elenco apenas algumas semanas atrás, mas enfrentar um adversário tão perigoso em tão pouco tempo serviu de combustível para o agressivo Diego correr em direção à vitória.
“Eu competi na Rússia em cima da hora para MMA recentemente, então estou familiarizado com essa situação de conseguir lutas de imediato”, disse Diego. “Eu estava pronto e treinando quando me ligaram. Eu não como muito, então estou sempre perto do meu peso, não sofrendo com jet lag também, então estou na forma certa para lutar. Sem pressão nenhuma, estou apenas feliz por estar aqui enfrentando Chad, mesmo em cima da hora. Eu gosto de ser o azarão.”
Os líderes do Co-Evento Principal de Jiu-Jitsu, Pedro Ramalho e Max Lindblad, vêm como top rankings em suas respectivas divisões e ambos estão ansiosos para mostrar suas habilidades na jaula do ADXC, lutando em um ambiente completamente diferente e com regras que recompensam o jogo agressivo. No que diz respeito a Pedro, conseguir a vitória é sempre o principal objetivo, mas fazer parte do ADXC é uma realização em si.
“Comecei a treinar Jiu-Jitsu em 2009, o ano do primeiro Abu Dhabi World Pro”, lembrou Pedro, que é o atual campeão do ADWPJJC na divisão de 77kg. “Muita coisa mudou e melhorou tanto na AJP quanto na minha carreira. Estar aqui, entre esses atletas de alto nível, e ser convidado para fazer parte de um evento tão incrível é um sonho de criança se tornando realidade”.
Diante do otimismo de seu oponente, Max Lindblad mostrou-se mais focado em como o próximo duelo se desenrolará. Um campeão do ADGS vindo da Suécia, Max acredita que as semelhanças compartilhadas entre ele e Pedro causarão um impasse ou proporcionarão um show que o público não esquecerá tão cedo. “É um resultado totalmente imprevisível, mas ambos viemos para lutar e tenho certeza de que vamos entregar.”
Todas as 14 lutas do ADXC 5 podem ser assistidas ao vivo na plataforma TX7.com. Mais informações sobre o card, os lutadores e o evento também podem ser encontradas na conta oficial do evento na rede social: @adxcofficial.
Evento principal
Urijah Faber x Bibiano Fernandes (luta de grappling)
Rayron Gracie x Marcos Carrozzino (luta de Jiu-Jitsu)
Co-Evento Principal
Chad Mendes x Diego Brandão (luta de grappling)
Pedro Ramalho x Max Lindblad (luta de Jiu-Jitsu)
Card Principal
Pouya Rahmani x Martin Buday (luta de grappling)
Felipe Bezerra x Vladimir Blium (luta de Jiu-Jitsu)
AJ Agazarm x Ruan Alvarenga (luta de grappling)
Davi Vetoraci x Amin Boudhina (luta de Jiu-Jitsu)
Jonnatas Gracie x Burak Sarman (luta de Jiu-Jitsu)
Cartão Preliminar
Omar Al Suwaidi x Samuel Márquez (luta de Jiu-Jitsu)
Seilkhan Bolatbek x Emad Ahmedin (luta de grappling)
Yara Kakish x Zaifeiria Panagiotarakou (luta de Jiu-Jitsu)
Xiaosong Shi x Abe Alsaghir (luta de grappling)
Balqees Al Hashmi x Maria Odintsova (luta de Jiu-Jitsu)