Jiu-jitsu: Professora de projeto social no Rio, policial Tácia Eloah disputa o Mundial de Master nos EUA

0
218
Tácia Eloah vai competir no peso meio-pesado - Divulgação

Faixa-preta de jiu-jitsu e professora do projeto social Geração UPP, a sargento da Polícia Militar do Rio de Janeiro Tácia Eloah está em Las Vegas, nos EUA, para a disputa do Mundial de Master da Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF, na sigla em inglês), que acontece de 29 a 31 de agosto.

Tácia Eloah vai competir no peso meio-pesado – Divulgação

Aos 39 anos de idade, Tácia Eloah vai competir no peso meio-pesado (até 74kg), na divisão master 4, dedicada a atletas de 35 a 40 anos de idade. Um de seus objetivos neste desafio é incentivar seus alunos da Geração UPP na comunidade Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, na Zona Sul do Rio.

“Eu vivo para instruir, não sou uma competidora de origem. Poder competir num campeonato mundial nos EUA é a realização de um sonho e é uma forma que eu tenho para incentivar meus alunos a também se desafiarem, mostrar a eles que eu, como faixa-preta, também me sinto nervosa antes de lutar”, afirma.

Além de professora e sargento da PM do Rio, Tácia Eloah também é formada em Direito, cursa Educação Física e é mãe de um faixa-marrom de jiu-jitsu, Matheus Henrique. Todas essas funções limitam suas participações em eventos como competidora. Porém, desta vez, ela conseguiu se dedicar a um camp completo.

“É um desafio que eu sempre busquei. Porém, como também tenho um filho competidor, eu sempre depositei minhas energias nele, desde tempo a financeira. Este ano as portas abriram e eu vi a possibilidade de realizar esse sonho”, explica a faixa-preta, que recebeu o apoio da Tintas Nacional para viajar aos EUA.