Portal do Vale Tudo

João Alberto Barreto relembra treino em que venceu Carlson e palavras de Hélio em despedida de Rolls

por: PVT | @portaldovt
em 12 de fevereiro de 2020

Em três horas de RESENHA PVT, o mestre João Alberto abriu seu baú de memórias e nos trouxe riquíssimas histórias de bastidores de diversos capítulos importantes do Jiu-Jitsu e do Vale-Tudo. Desde a relação entre o “sábio” Carlos e o “gênio” Hélio Gracie, passando pelos principais confrontos da época, até às críticas ao atual Jiu-Jitsu.

Um dos principais representantes do primeiro Gracie, o hoje faixa-vermelha era o responsável por, nos treinamentos, exigir o máximo de Carlson, que, segundo ele, mesmo tendo um nível técnico acima dos demais, pecava no quesito disciplina. E essa “rivalidade” sadia teve importância nos bastidores do confronto contra Waldemar Santana.

“Dentro do escritório do Hélio, ele e o Carlos chamaram o Carlson e eu e anunciaram que o Hélio não deveria mais lutar contra o Waldemar: ‘De vocês dois, quem estiver mais preparado, vai enfrentar o Waldemar, e podemos começar agora’. E fomos para o ringue. Eu finalizei o Carlson na chave de braço”, contou João Alberto. “O Carlos e o Hélio eram tão inteligentes, que eles me prepararam para ficar no calcanhar do Carlson.”

O acidente de asa-delta que vitimou Rolls Gracie, no início dos anos 80, também foi assunto. De acordo com João Alberto, Hélio Gracie tentou conter a tristeza da precoce perda do sobrinho, considerado o principal representante da família na época, voltando sua fúria à situação.

“No dia do enterro do Rolls, o Hélio falou para mim: ‘estou com raiva do meu sobrinho’. Era filho dele. Foi o Hélio que criou o Rolls. ‘Estou com raiva dele por fazer uma coisa que eu dizia para ele não fazer. Ele passou seis meses sem fazer, João Alberto’. Olha o destino… pegou uma asa-delta quebrada”, revelou. “O Hélio adorava ele, mas, dentro daquela resiliência dele, ele se mostrava com raiva, como uma forma de bloquear a tristeza e a depressão.”

Assista à entrevista completa no vídeo abaixo: