O vídeo de uma mesa redonda liderada por Jorge Guimarães, o “Joinha”, com a participação de Carlson Gracie, Marco Ruas, Joe Moreira e Allan Góes nos anos 90 é um dos maiores clássicos audiovisuais da história das lutas no Brasil. Em recente entrevista ao RESENHA PVT, Joe Moreira relembrou o episódio, que aconteceu porque ele graduou Marco Ruas – então considerado um desafeto do Jiu-Jitsu – a faixa-preta da modalidade.
Assim como Ruas, Kimo Leopoldo, primeiro adversário de Royce Gracie no UFC 1, também recebeu a faixa-preta de Joe Moreira. Tais graduações geraram bastante polêmica à época, fazendo Joe se aproximar ainda mais dos “desafetos” do Jiu-Jitsu.
Um dos primeiros não Gracie a dar aulas nos EUA, ele também foi responsável por abrir as portas para centenas de brasileiros no país, além de ter sido peça fundamental na organização do primeiro campeonato Pan-Americano promovido por Carlinhos Gracie.
Apesar disso, Joe Moreira desabafou que não é reconhecido como faixa-preta pela IBJJF e fez duras críticas ao comando da instituição, que, para ele, está perdendo espaço nos EUA. Resultado disso seria a invenção do termo “American Jiu-Jitsu”.
Assista: