Vice-campeão brasileiro de judô na categoria sub-13, Christiano Lima, do projeto social Judô Clube Rio de Janeiro (JCRJ), irá representar o Brasil no Pan-Americano da modalidade, agendado entre 26 e 29 de dezembro, em Varadero, Cuba.
Morador da comunidade Cinco Bocas, Christiano Lima é um dos cerca de 30 jovens atendidos pelo JCRJ, que funciona no bairro de Brás de Pina, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Mais que medalhas, o judô lhe rendeu conquistas incomensuráveis.
“O judô me ajudou, me ensinou a escutar melhor a minha mãe, a minha avó, diminui bastante meu nervosismo, me tornou mais disciplinado. E considero que o Judô Clube Rio é a minha segunda família”, destaca o jovem.
O JCRJ é formado por professores de judô voluntários. A liderança da ação fica a cargo do faixa-preta 2º dan Cleber Junior, que vê no esporte a oportunidade de gerar oportunidades para jovens e mudar a realidade da comunidade em que atua.
“Não é só pela competição, é por tudo o que isso significa e pode impactar na nossa comunidade. Por estar na seleção brasileira e viajar para um Campeonato Pan-Americano, ele se torna uma inspiração para os outros jovens”, frisa Cleber.
Recentemente, a Legião da Boa Vontade, a Super Rádio Brasil 940 AM e o Grupo Tempermar – que nesta segunda-feira (21/10) recebeu os alunos do JCRJ em sua sede e fez a doação de kimonos – se tornaram grandes parceiras do projeto.
“É um prazer participar de um projeto tão bacana. O desenvolvimento social está muito alinhado à veia da empresa. O esporte só agrega, então apoiar quem está nessa missão é gratificante”, disse Leonardo Ribeiro, gerente da Tempermar.