Liderados por policiais militares, jovens de comunidades do Rio viajam a Barueri-SP para a disputa do Brasileiro da CBJJ

0
295
Jovens atletas do projeto estão acostumados com títulos importantes (Foto: Leonardo Fabri)

Cerca de 80 atletas de 12 comunidades do Rio de Janeiro viajam neste final de semana a Barueri, na Grande São Paulo, para representar o projeto Geração UPP no Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ). Será a sexta participação da equipe que tem policiais militares como treinadores.

“São 13 anos ensinando Jiu-jítsu para crianças e adolescentes de comunidades, que se tornaram parceiros vitais para concretização dos projetos. Ao longo desse período, centenas de títulos já foram conquistados; mas a maior vitória é a formação de cidadãos campeões da vida”, exaltou o Assessor de Polícia de Proximidade, major PM Vinicius Oliveira.

Jovens atletas do projeto estão acostumados com títulos importantes (Foto: Leonardo Fabri)

Nas cinco edições anteriores, a equipe faturou 211 medalhas, sendo 63 de ouro. Compõem a delegação deste ano os atletas das seguintes comunidades: Cidade de Deus, Jacarezinho, Mangueira, Batan, Providência, Barreira do Vasco, Adeus/Baiana, Alemão, Rocinha, Borel, Manguinhos e Santa Marta.

Fundado em 2009, o Geração UPP é fruto da parceria entre Legião da Boa Vontade, Super Rádio Brasil AM 940, Prime Esportes e Boomboxe, que dão a estrutura para o funcionamento das unidades do projeto. 40 novos kimonos foram doados aos atletas para a competição deste final de semana.

Os três ônibus que levarão a delegação a Barueri foram cedidos pelas secretarias de Estado, de Governo, Polícia Militar e Esporte e Lazer, juntamente com os apoiadores de longa data LBV, Super Rádio Brasil e Grupo Lewis na logística para o campeonato.

“É um dever nosso atender a esse pedido. Importante frisar que isso só foi possível graças à Lei de Incentivo ao Esporte, pois a verba para o transporte dos atletas veio da contrapartida social de um dos projetos incentivados aqui na secretaria”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Alessandro Carracena.

Para a LBV, a prática do esporte é uma grande ferramenta de transformação social na vida de crianças e jovens, o que impacta em suas famílias, vizinhança e sociedade como um todo. Ainda para a instituição presidida pelo jornalista José de Paiva Netto, a participação da equipe nesta importante competição evidencia ainda mais o projeto.