Lutadora de MMA volta a competir no jiu-jitsu após vencer batalha contra o câncer

0
225
Poliana Botelho é uma vencedora dos tatames e da vida - Foto: Yago Rédua

Segundo o dicionário Oxford, lutar significa enfrentar corpo a corpo (um adversário) visando obter uma vitória. Os atletas dos esportes de combate sabem e fazem isso na prática diariamente, se preparando para cada disputa buscando estratégias para derrotar os seus rivais.

No entanto, a lutadora de MMA Poliana Botelho enfrentou e venceu a maior luta ao longo de sua trajetória, a luta pela vida. A atleta, que foi diagnosticada com câncer de mama há dois anos, superou a enfermidade e voltou a competir.

Poliana Botelho é uma vencedora dos tatames e da vida – Foto: Yago Rédua

Emocionada, Poliana Botelho celebrou o momento após conquistar o o segundo lugar no Brasileiro Master de Jiu-Jitsu da CBJJD na faixa-marrom. A lutadora da PFL/Bellator revelou o desejo de competir mais vezes em outras modalidades até que volte a entrar em ação no MMA, sendo esse o seu foco para o futuro.

“Eu acho que não tenho palavras para expressar o que eu estou sentindo hoje. Eu venho de uma doença que as pessoas sabem que é uma das piores do mundo, mas eu conquistei, eu sou vitoriosa. Eu ainda tomo medicamento, mas estar aqui hoje lutando, não pela vida, mas por um título, é muito especial para mim. Estar entrando ali, estar num pódio e estar representando a minha equipe e todas as mulheres que passaram pelo câncer, para mim, é gratificante esse momento, poder voltar depois de dois anos a fazer o que mais amo”, declarou Poliana Botelho, que seguiu:

“Mais do que a vitória na luta, a vitória para mim é estar aqui dentro, estar lutando, estar voltando. Lógico que o principal é que eu sou lutadora de MMA, mas isso é o início de competições que eu vou voltar a participar. Quero lutar Wrestling, tudo o que eu puder agora para quando eu chegar no octógono, estar mais preparada do que nunca. O obstáculo que eu passei na minha vida, eu acho que nada será maior. Eu vou sempre estar forte, firme e determinada. Independente do resultado, eu vou voltar sempre mais forte”, finalizou a mineira.

Poliana Botelho tem atualmente 35 anos e 14 lutas profissionais de MMA, tendo vencido nove e sendo superada cinco vezes. A mineira tem passagens pelo UFC, Invicta FC e pelo XFC International, onde foi campeão peso-mosca. A última luta de Poliana foi em 2022, contra Helen Peralta, e terminou com a vitória da brasileira por unanimidade.