Um faixa branca inscrito como Mark Elliot na categoria peso pena master 1 (com e sem kimono) roubou a cena na semana passada no torneio BJJ Tour do Vale do Silício. Quando Elliot pisou no tatame para fazer sua primeira luta, o público descobriu seu segundo nome: Zuckerberg. O criador do Facebook fez um total de três lutas no evento, duas com kimono e uma sem kimono.
Sem kimono, venceu uma luta, ficando com a medalha de ouro. Com kimono venceu a primeira luta, mas perdeu a final por finalização – estrangulamento Ezequiel – e ficou com a medalha de prata. Zuckerberg já havia declarado sua paixão pelo Jiu-Jitsu no podcast Lex Fridman (#267). O que a maioria não poderia imaginar é que ele apareceria em uma competição.
Claudio França, promotor do evento e faixa coral de Jiu-Jitsu, revelou que as únicas exigências de Zuckerberg eram se inscrever com seu segundo nome e não fazer nenhuma divulgação sobre sua participação.
E nesta quarta-feira, dia 10, Claudio França será o convidado do Resenha PVT. Promotor da Copa Atlântico Sul com Joe Moreira e Marcus Vinícius, desde os anos 80 o faixa coral de Francisco Mansur teve atuação fundamental na expansão do jiu-jitsu na era pré-CBJJ. Morando desde 1996 em Santa Cruz, Califórnia, França acompanhou toda a evolução do esporte nos EUA, onde continuou organizando uma das competições mais importantes do circuito daquele país: o BJJ Tour.