Home Blog

LFA 221 terá disputa de cinturão mundial e exército brasiliense em ação nesta sexta-feira

0
Duelo Canadá x Brasil vale cinturão mundial - Foto: Divulgação/LFA Brasil

O Ginásio Nilson Nelson recebe nesta sexta-feira (7) o LFA 221, em Brasília. A edição marca o retorno da principal liga de desenvolvimento de atletas de MMA do mundo ao Brasil, com a disputa do cinturão mundial peso-mosca entre a atual campeã, a canadense Shannon Clark, e a desafiante, a brasileira Beatriz “Bia” Consuli, que busca o título e a manutenção da invencibilidade. As duas confirmaram o confronto após a pesagem oficial realizada nesta quinta-feira.

Duelo Canadá x Brasil vale cinturão mundial – Foto: Divulgação/LFA Brasil

Além da luta principal entre Canadá e Brasil, o card traz um verdadeiro exército de atletas brasilienses. Representando a capital federal, entram em ação Argemiro Delmandes, Natan Mota, Gabriel Vinicius, Ramana Toscanelli, Anderson Xavier, Kauan Leopoldina e Pedro Souza, nomes que carregam com orgulho a bandeira do Distrito Federal no cenário do MMA nacional e internacional.

Apresentado por Monster Energy e apoiado pela Secretaria de Esportes do Distrito Federal e pelo Instituto Brasil Sapiens, o LFA 221 será transmitido ao vivo. O UFC Fight Pass exibe o card principal, a partir das 21h, enquanto o YouTube oficial do LFA exibe as três últimas lutas do card preliminar.

A Semana da Luta em Brasília contou com diversas ações que antecederam o evento principal, incluindo palestras motivacionais, treinos abertos e o R1 Fighting Series, voltado para atletas de MMA amador. A programação chega ao fim nesta sexta, com o LFA 221.

O secretário de Esportes do Distrito Federal, Renato Junqueira, destacou o impacto da presença do evento na cidade.

“Gostaria de agradecer ao Rafael Feijão e ao Rogério Minotouro por compartilharem toda essa vivência com nossos atletas de diversos projetos sociais e escolas públicas também. É uma grande alegria recebê-los aqui. Não tenho dúvida de que teremos uma adesão em massa de toda a comunidade do Distrito Federal no evento desta sexta-feira, porque a gente sabe o quanto eles são amantes das artes marciais. Evento bom é evento que deixa legado, e o legado é essa vivência que a gente passa para os projetos sociais”, afirmou.

O deputado federal Júlio César Ribeiro também ressaltou a importância da parceria.

“A gente já teve duas edições do LFA aqui em Brasília e os dois que lutaram nessas edições assinaram com o UFC. Agora o LFA é de Brasília e a gente está muito feliz por isso. Venham todos ao Nilson Nelson nesta sexta-feira”, convidou.

Para o vice-presidente do LFA na América do Sul, Rafael Feijão, o sucesso da semana reforça a missão do evento.

“A semana foi agitada, a 200 km por hora, com palestra para crianças dos projetos sociais, das escolas públicas daqui do Distrito Federal, e também com treino aberto e o R1 Fighting Series antecedendo o grande evento da sexta-feira. Todos estão convidados a comparecer”, disse.

Confira abaixo o card completo:

LFA 221
Ginásio Nilson Nelson, Brasília, DF
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Card principal

Peso-mosca: Bia Consuli x Shannon Clark
Peso-meio-médio: Richard Martins x Argemiro Delmandes
Peso-meio-médio: Natan Mota x Reginaldo Junior
Peso-pena: Diogo Sotero x Luan Pedroso
Peso-mosca: Jean Sevalho x Lucas Gouveia
Peso-médio: Gustavo Sousa x Gustavo Guilherme

Card preliminar

Peso-meio-médio: Yuri Anselmo x Gabriel Vinicius
Peso-galo: Mateus Soares x Luiz Henrique Pacífico
Peso-galo feminino: Milena Galvão x Ramana Toscanelli
Peso-galo: Leandro Antunez x Anderson Xavier
Peso-galo: Thiago Horácio x Breno Yuri
Peso-médio: Wender Batista x Helisson Cardoso
Peso-mosca: Matheus Silva x Claudio Meirelles
Peso-leve: Kauan Leopoldina x Pedro Souza

MOVE Grappling confirma segunda edição com Henrique Ceconi x Pedro ‘Bombom’

0
Evento retorna ao Rio de Janeiro em 22 de novembro com GP de 66kg, lutas casadas e mais uma superluta valendo cinturão do absoluto - Foto: Divulgação

O MOVE Grappling está de volta. Após o sucesso da edição inaugural, o evento confirmou sua segunda edição para o dia 22 de novembro, novamente no Rio de Janeiro, com mais estrutura, mais nomes de peso e um card pensado para oferecer ao público a melhor experiência dentro do Grappling nacional.

Evento retorna ao Rio de Janeiro em 22 de novembro com GP de 66kg, lutas casadas e mais uma superluta valendo cinturão do absoluto – Foto: Divulgação

A luta principal já está definida: Henrique Ceconi x Pedro Alex “Bombom”, dois dos atletas mais respeitados do cenário, disputando o cinturão do absoluto. Idealizador do evento ao lado de Felipe Tropeço, o líder da Rio Fighters Miltinho Vieira celebrou o impacto da primeira edição e garantiu que a próxima será ainda maior.

“A minha expectativa para esse segundo MOVE Grappling é das melhores. Isso vem respaldado pelo que fizemos no primeiro — todos os números que conseguimos, a aceitação do público, a alegria, toda a transformação que o MOVE trouxe para quem participou. Isso ficou visível. Com certeza, o segundo MOVE vem com muitas novidades, um card mais eletrizante ainda.”

Felipe Tropeço, responsável pela montagem do card, destaca que o MOVE não apenas entregou espetáculo, como valorizou atletas e movimentou o cenário.

“Senti muito orgulho da primeira edição. Foi um marco para o Grappling. Conseguimos entregar um espetáculo técnico, com alto nível de organização e, principalmente, valorizar os atletas que acreditaram no projeto desde o início. Para essa edição, a empolgação é ainda maior. Queremos dar ainda mais visibilidade aos atletas e continuar elevando o nível do cenário”, destacou.

E os destaques já começaram a ser anunciados. O card do MOVE 2 contará com um GP até 66kg com premiação em dinheiro e cinturão, e diversas lutas casadas, entre elas Lucas Felipe (Jaula Grappling) e Guilherme Tardan. “Essa nova edição vem com duelos eletrizantes”, resumiu Tropeço.

Confira abaixo o card até o momento:

Move Grappling
Sábado, 22 de novembro de 2025
Rio de Janeiro

Luta principal: 
Henrique Ceconi x Pedro “Bombom” – valendo o cinturão absoluto

Lutas casadas: 
Lucas Felipe (Jaula Grappling) e Guilherme Tardan

Lutas preliminares:
João Herter (Rio Fighters) x Miguel Baeta
Bernardo Hetzel x Matheus Reis

WGP 82: Conheça os 16 atletas participantes do All-Star GP na divisão dos leves

0
Cabelo Monteiro é o atual campeão da divisão - Foto: Divulgação/WGP

O maior evento de kickboxing da América Latina retorna à capital paulista no dia 16 de novembro. O WGP 82 será realizado no Centro Esportivo Mané Garrincha e marca a volta do formato All-Star GP, reunindo os 16 melhores atletas da categoria até 60kg em um torneio eliminatório. A edição contará com as oitavas de final, enquanto as fases seguintes acontecem em dezembro, no WGP 84.

Cabelo Monteiro é o atual campeão da divisão – Foto: Divulgação/WGP

Entre os nomes confirmados estão o campeão Cabelo Monteiro, Fernando Mineiro, Edgar Boca, Leandro Jobu e Francisco Mairon, além de representantes estrangeiros como Felipe Artillero (Chile), German Badallo (Argentina), Teodoro Ruiz Diaz e Fabrício Alcaraz (Paraguai). O evento tem entrada gratuita, com doação de 1kg de alimento não perecível, em parceria com a Prefeitura de São Paulo e apoio do vereador George Hato, conhecido pelo projeto “Mais Esporte, Menos Remédio”.

O torneio promete duelos equilibrados, com destaque para a estreia de Cabelo Monteiro contra Yuri Costa, e confrontos como Edgar Boca x Angelo Cantizani e Teodoro Ruiz Diaz x Cristian Castro. O card principal ainda inclui cinco lutas extras, entre elas Dioginis Overeem x Clayton Ferreira e Thel Henrique x Wagner Santos.

WGP 82 – Lightweight All-Star GP
São Paulo, SP
16 de novembro

All-Star GP – Oitavas de final (60kg)

Cabelo Monteiro x Yuri Costa

Edgar Boca x Angelo Cantizani

Teodoro Ruiz Diaz x Cristian Castro

Fernando Mineiro x Paulo Victor Madureira

Leandro Jobu x Jackson Elitelmo

Francisco Mairon x Fabricio Alcaraz

German Badallo x Bruno Lobo

Felipe Artillero x Jhonatan Hora

Card preliminar

Super-Médio (78,1kg): Dioginis Overeem x Clayton Ferreira

Meio-Médio (71,8kg): Thel Henrique x Wagner Santos

Leve Feminino (60kg): Gi Bona x Jackeline Oliveira

Leve (60kg): Nicolas Tardioli x Watson de Castro

Super-Leve (64,5kg): Fábio “Sem Alma” Pimentel x Ubirajara Calixto

Instituto Irmãos Nogueira abre inscrições para aulas gratuitas de artes marciais em quatro núcleos no Rio

0
Ação transforma a vida de famílias através das artes marciais - Foto: Divulgação

O Instituto Irmãos Nogueira abriu inscrições para novas turmas do projeto Luta: Escola da Vida, iniciativa que utiliza as artes marciais como ferramenta de educação e inclusão social. As vagas são gratuitas e destinadas a crianças e adolescentes das comunidades do Complexo da Penha, Jacarezinho, Santa Cruz e Campo Grande, que estejam matriculados na rede de ensino.

As inscrições podem ser feitas no site institutoirmaosnogueira.com.br ou através do Instagram @institutoirmaosnogueira.

Ação transforma a vida de famílias através das artes marciais – Foto: Divulgação

Cada núcleo oferece aulas duas vezes por semana. No Jacarezinho, as atividades incluem jiu-jitsu e muay thai; no Complexo da Penha, as vagas são de jiu-jitsu; em Santa Cruz, o boxe; e em Campo Grande, o jiu-jitsu. As turmas têm entre 20 e 25 alunos, com parte do tempo das aulas dedicada ao “Momento do Mestre”, em que os professores abordam temas como respeito, disciplina, respeito, educação com qualidade, igualdade de gêneros e combate ao preconceito e o trabalho em equipe.

O projeto é realizado por meio das leis de incentivo ao esporte e à educação, com apoio de patrocinadores como Light e a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro. Todos os participantes recebem uniformes completos, incluindo camisetas personalizadas, kimonos, luvas e materiais esportivos padrões de cada modalidade ofertada.

Segundo Rogério Minotouro, “o objetivo é promover o desenvolvimento físico, social e educacional dos alunos, fortalecendo valores como disciplina e superação. Além de incentivar o esporte, a iniciativa busca contribuir para a redução da evasão escolar e o fortalecimento das comunidades atendidas”.

Serviço:

Inscrições abertas – Projeto Luta: Escola da Vida

Penha: Largo da Penha, nº 19 – Jiu-jitsu

Jacarezinho: Praça da Concórdia, nº 2 – Jiu-jitsu e Muay Thai

Santa Cruz: Av. Engenheiro Gastão Rangel, nº 1135, Loja A – Boxe

Campo Grande: Rua Apecatu, nº 53 – Jiu-jitsu

Público-alvo: Crianças e adolescentes matriculados na rede de ensino

Informações: https://www.institutoirmaosnogueira.com.br/ e @institutoirmaosnogueira.

Vagas limitadas, serão preenchidas por ordem de inscrições.

‘Homem Ambulância’, Uriah Hall vence na estreia pelo Karate Combat

0
Uriah Hall venceu o brasileiro Marcos 'Maluko' - Foto: Divulgação

Aos 41 anos, o ‘Homem Ambulância’ (apelido dado a Hall pela capacidade de mandar adversários ao hospital), venceu o brasileiro Marcos ‘Maluko’ Perez por decisão unânime, em combate marcado por alta competitividade e diversos momentos de boas técnicas.

Uriah Hall venceu o brasileiro Marcos ‘Maluko’ – Foto: Divulgação

Hall logo partiu para cima do atleta paulista, que se manteve calmo e aplicou contragolpes eficientes durante todo primeiro assalto.

Com chutes giratórios e uso consciente dos jabs, o jamaicano impôs mais o jogo na metade final da segunda parcial. Perez prosseguiu com a base estratégica de contra-ataques e passou a usar mais golpes plásticos na terceira etapa, mas pareceu mais cansado nos momentos finais. Os árbitros então deram a vitória para Hall, por decisão unânime.

“Isso é só o começo. Quero enfrentar qualquer um, principalmente os que falam demais”, resumiu o jamaicano, logo após a luta.

Esquadrão Brasileiro

Além de Perez, mais sete brasileiros estiveram em ação. Destaque para o ex-campeão dos leves Luiz Rocha, que venceu o uzbeque Shohkrukh Kholmuradov por decisão unânime, com atuação dinâmica, repleta de contragolpes e de movimentação eficiente.

Campeã do Invicta FC, Lili Ferreira enfrentou a francesa Jade Jorand. As trocas francas de golpes duraram os três rounds, o que levou a luta para o round extra. A brasileira então passou a apostar nas quedas e no ground and pound (ataques com o adversário caído), para garantir vantagens e garantiu a vitória por decisão.

No duelo de brasileiros da noite, Apollo Gomes precisou de apenas 38 segundos para acertar um potente chute frontal no plexo e nocautear Hector Santiago. Rafael Alves, Janaína Silva e Weber Almeida acabaram derrotados.

No main event, o russo ilyas Khamzin venceu o estadounidense AJ Weathersby por decisão unânime e se tornou o novo campeão dos médios. O cinturão estava vago desde o ano passado.

Aron Roichman destaca experiência e imparcialidade no centro das competições de Jiu-Jitsu

0
Faixa-preta formado por Sérgio “Bolão” Souza, o brasileiro leva sua vivência de atleta e professor para o trabalho como árbitro em grandes federações internacionais - Divulgação

Com uma trajetória que soma décadas dedicadas ao Jiu-Jitsu, Aron Roichman encontrou na arbitragem uma forma de seguir contribuindo para o esporte — agora com a responsabilidade de garantir justiça e profissionalismo nas competições. Atuando em federações como a IBJJF, AJP, JJWL e AZBJJL, o faixa-preta formado por Sérgio “Bolão” Souza é hoje um dos árbitros brasileiros mais respeitados no circuito internacional.

Faixa-preta formado por Sérgio “Bolão” Souza, o brasileiro leva sua vivência de atleta e professor para o trabalho como árbitro em grandes federações internacionais – Divulgação

O interesse de Aron pela arbitragem surgiu ainda nos primeiros anos de prática. “Tudo começou dentro de casa, sempre atento às orientações e atitudes dos meus pais, que foram fundamentais na formação do meu caráter. Como todo bom competidor, é primordial ter bom conhecimento das regras, até para montar a estratégia da luta”, explica.

Na prática, o início foi natural. “Comecei arbitrando jogos dentro da academia, simulando campeonatos. Quando cheguei à faixa marrom, comecei a atuar em pequenos eventos. A grande motivação veio da necessidade de melhorar minha estratégia nas lutas e aprofundar o conhecimento das regras e da leitura dinâmica dos combates.”

Desafios da arbitragem internacional

Arbitrar competições de Jiu-Jitsu internacionais exige preparo técnico e emocional. Aron lista alguns dos principais desafios: “É crucial estar atualizado com as regras de cada federação, pois elas podem variar bastante. Também é preciso lidar com a diversidade cultural — cada país tem sua forma de interpretar o esporte — e manter a calma sob a pressão de atletas e torcedores.”

Segundo ele, sua experiência como competidor é uma vantagem decisiva. “Ter vivido o lado do atleta ajuda muito. Eu entendo o que o lutador sente em momentos de tensão e consigo avaliar melhor as nuances técnicas e as intenções durante o combate. Isso contribui para uma arbitragem mais justa e precisa.”

Com anos de experiência em campeonatos nos dois países, Aron identifica diferenças claras na forma como o Jiu-Jitsu é julgado. “Nos Estados Unidos, a IBJJF, e no Brasil, a CBJJ,  têm regras mais padronizadas e maior uniformidade nos critérios. Outras federações fazem pequenas mudanças para se destacarem. No Brasil, há um foco maior na tradição e na técnica, enquanto nos EUA algumas competições priorizam o espetáculo, buscando tornar o evento mais atrativo para o público”, observa.

Ele acrescenta que a diversidade de estilos também influencia o olhar dos árbitros. “Nos EUA, o Jiu-Jitsu é mais híbrido, com atletas de diferentes origens e influências. Isso cria situações variadas que exigem muita atenção e sensibilidade de quem está arbitrando.”

Responsabilidade e recompensa

Para Aron, estar no centro da ação é uma grande responsabilidade — e também uma grande recompensa. “A parte mais gratificante é poder contribuir para o crescimento do esporte, garantindo que as competições sejam justas e seguras. O árbitro bem treinado ajuda a manter a integridade do Jiu-Jitsu e serve de exemplo para os praticantes, promovendo respeito, disciplina e esportividade.”

Ele acredita que a presença de árbitros capacitados eleva o nível técnico das competições. “Quando a arbitragem é firme e justa, os atletas se dedicam mais e o público confia no evento. Isso fortalece toda a comunidade do Jiu-Jitsu.”

A preparação para arbitrar um grande evento começa bem antes do primeiro combate. “É essencial ter domínio completo das regras e participar de cursos e seminários de atualização. Também é importante manter foco total, imparcialidade e uma comunicação clara com os competidores”, destaca.

Entre as habilidades que considera essenciais, ele cita: “Conhecimento técnico, concentração, imparcialidade, comunicação clara e experiência prática. Essas qualidades ajudam o árbitro a tomar decisões rápidas e justas, mantendo o equilíbrio da luta e o respeito dos atletas”, concluiu.

Michele Oliveira encara compatriota Lany Silva em disputa por cinturão vago no UAE Warriors 65

0
Michele Oliveira disputa cinturão no UAE Warriors 65 - Foto: Divulgação

Campeã mundial de MMA amador em 2017, Michele Oliveira terá a chance de adicionar mais uma conquista ao seu currículo. A brasileira foi confirmada na luta principal do UAE Warriors 65, marcado para o dia 15 de novembro, em Al Ain, nos Emirados Árabes Unidos, quando vai enfrentar a compatriota Lany Silva pelo cinturão vago do peso-palha.

Michele Oliveira disputa cinturão no UAE Warriors 65 – Foto: Divulgação

O confronto entre duas das principais atletas da categoria até 52kg também marca um momento especial na carreira de Michele, que visa se consolidar como um dos principais nomes do MMA feminino mundial.

“Essa é uma luta que simboliza todo o meu esforço, dedicação e amor pelo esporte. Estou pronta para conquistar esse cinturão e levar o Brasil ao topo”, declarou a lutadora, que vem de vitória sobre Zulfiya Kurbashova no UAE Warriors 60.

Atualmente aos 30 anos, Michele Oliveira é faixa-preta de Jiu-Jitsu e, no MMA profissional, soma cinco vitórias e apenas uma derrota. Lany, por sua vez, tem 23 anos, além de um cartel com sete triunfos e dois reveses.

O UAE Warriors 65 será realizado no ADNEC Centre, e os ingressos já estão disponíveis em @virginmegastoretickets. O público também poderá acompanhar todas as emoções ao vivo pelo UFC Fight Pass, a partir das 19h (horário local).

Corpo de Bombeiros do RJ inaugura academia de lutas com apoio da LBV

0
Projeto reforça integração as forças de segurança e ações sociais em comunidades através da prática do esporte - Foto: Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro inaugura, nesta quinta-feira (6), as novas instalações da Academia de Lutas do Complexo de Charitas, em Niterói. A cerimônia contará com a presença do Subcomandante-geral da corporação, coronel BM Luciano Pacheco Sarmento, mestre de Jiu-Jitsu e do comandante da Área Metropolitana IX, coronel BM Cassio Capelli Pereira.

Projeto reforça integração as forças de segurança e ações sociais em comunidades através da prática do esporte – Foto: Divulgação

A iniciativa integra um movimento de aproximação entre as forças de segurança, as prefeituras e as comunidades locais, promovendo a integração social por meio do esporte. O novo centro será voltado à prática de modalidades como jiu-jitsu, judô e muay thai, atendendo bombeiros, seus familiares e jovens do entorno, especialmente da comunidade do Morro do Preventório e alunos do Colégio Estadual Maria Pereira das Neves.

O projeto tem apoio da Legião da Boa Vontade (LBV), em parceria com a Super Rádio Brasil, Boomboxe e Tintas Nacional. Desde 2009, essas instituições vêm contribuindo para a implementação e modernização de dojos e centros de treinamento em unidades das forças de segurança e em projetos sociais em comunidades, fortalecendo o papel do esporte como ferramenta de inclusão e cidadania.

Segundo o coronel BM Cassio Capelli Pereira, a proposta vai além da estrutura física: “A filosofia é baixar muros e construir pontes junto às comunidades. Estamos priorizando projetos sociais voltados não só para o bombeiro militar e sua família, mas também para a população do entorno. Através do esporte, da cultura e da saúde, queremos incluir jovens e fortalecer o vínculo entre o Corpo de Bombeiros e a sociedade, e o apoio da LBV é essencial para alcançarmos isso“

LFA 221: Beatriz vê energia da torcida como aliada, enquanto Shannon diz não se abalar com vaias

0
Shannon Clark e Beatriz Consuli duelam por cinturão - Foto: Divulgação/LFA Brasil

O ginásio Nilson Nelson, em Brasília, será palco de uma grande disputa no LFA 221. No dia 7 de novembro, a brasileira Beatriz Consuli desafia a canadense Shannon Clark pelo cinturão mundial dos pesos-moscas feminino. A campeã vem ao Brasil para defender o título diante de uma oponente invicta.

Os ingressos estão disponíveis em https://www.sympla.com.br/evento/lfa-221/3179591.

Shannon Clark e Beatriz Consuli duelam por cinturão – Foto: Divulgação/LFA Brasil

Com seis vitórias em sete combates, Shannon Clark chega ao Brasil embalada por uma sequência dominante, tendo perdido apenas uma vez, no Dana White’s Contender Series. Do outro lado, Beatriz Consuli segue invicta no MMA profissional, com seis vitórias e a confiança em alta para buscar o maior título da carreira.

Animada por lutar em casa, Beatriz destacou a força da torcida e o bom momento que vive.

“Eu sou uma pessoa muito ligada à energia, e sentir as vibrações de quem me acompanha e caminha ao meu lado, todas direcionadas para essa grande conquista, faz uma diferença absurda. Eu nunca me senti tão bem em um camp, nunca me senti tão forte!”, afirmou.

Bia acredita em uma grande atuação. “Se tratando de uma luta internacional e em casa, vou sentir essa vibração ainda mais forte. Vai ser incrível! Vou para definir antes do quinto round! Eu e minha equipe trabalhamos muito para isso”, avisou.

A canadense Shannon Clark, por sua vez, garante estar pronta para o ambiente hostil.

“Não acho que eu tenha sido a favorita da torcida nas minhas últimas quatro lutas… talvez até em mais. Então, já estou acostumada! Tenho certeza de que vão vaiar, como sempre acontece, e estou preparada para isso. Sinceramente, não me importo com quem está assistindo, se gostam de mim ou não… só tento entrar lá e fazer o meu trabalho, e isso é tudo o que importa pra mim!”, disse.

Sobre o confronto, ela completou:

“Acho que será uma luta muito dura! Ela é uma ótima oponente, coloca pressão o tempo todo e não para até conseguir a vitória. Eu sempre busco encerrar a luta. Ganhar ou perder, se vai para a decisão, para mim já soa como uma derrota. Então, claro que vou tentar finalizar de alguma forma, mas estou me preparando para uma guerra de cinco rounds!”, enfatizou.

Apresentado por Monster Energy e apoiado pela Secretaria de Esportes do Distrito Federal e pelo Instituto Brasil Sapiens, o LFA 221 será transmitido ao vivo. O UFC Fight Pass exibe o card principal, a partir das 21h, enquanto o YouTube oficial do LFA exibe as três últimas lutas do card preliminar.

Confira abaixo o card completo:

LFA 221
Ginásio Nilson Nelson, Brasília, DF
7 de novembro de 2025

Card principal

Peso-mosca: Bia Consuli x Shannon Clark
Peso-meio-médio: Richard Martins x Argemiro Delmandes
Peso-meio-médio: Natan Mota x Reginaldo Junior
Peso-pena: Diogo Sotero x Luan Pedroso
Peso-mosca: Jean Sevalho x Lucas Gouveia
Peso-médio: Gustavo Sousa x Gustavo Guilherme

Card preliminar

Peso-meio-médio: Yuri Anselmo x Gabriel Vinicius
Peso-galo: Mateus Soares x Luiz Henrique Pacífico
Peso-galo feminino: Milena Galvão x Ramana Toscanelli
Peso-galo: Leandro Antunez x Anderson Xavier
Peso-galo: Thiago Horácio x Breno Yuri
Peso-médio: Wender Batista x Helisson Cardoso
Peso-mosca: Matheus Silva x Claudio Meirelles
Peso-leve: Kauan Leopoldina x Pedro Souza

LFA Brasil promove Semana das Artes Marciais em Brasília

0
LFA 221 acontece no dia 7 de novembro em Brasília - Foto: Divulgação/LFA Brasil

O LFA Brasil realiza, entre os dias 3 e 7 de novembro, a Semana das Artes Marciais, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília. A programação reúne palestras, treinos, lutas e atividades abertas ao público, ratificando a capital federal como um dos grandes polos do MMA no país. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Esporte do Distrito Federal e do Instituto Brasil Sapiens.

LFA 221 acontece no dia 7 de novembro em Brasília – Foto: Divulgação/LFA Brasil

A abertura será na segunda-feira (3), com uma palestra motivacional às 15h ministrada por Rafael “Feijão” e Rodrigo “Minotouro” Nogueira, dois ícones do MMA mundial. Na terça (4), o público poderá acompanhar o treino aberto, às 15h, seguido da coletiva de imprensa, às 17h, transmitida ao vivo pelo canal do LFA no YouTube.

Na quarta (5), o destaque será o evento R1FS MMA Amador, às 15h, transmitido no canal oficial do R1, oferecendo visibilidade e oportunidade a novos talentos, além de lutas inclusivas com atletas do espectro autista, gerando inclusão e igualdade de oportunidades Já na quinta (6), às 17h30, ocorre a tradicional pesagem cerimonial, também com transmissão ao vivo e as aguardadas encaradas entre os atletas.

O encerramento da semana será na sexta-feira (7), com o LFA 221. A luta principal será a disputa do cinturão mundial peso-mosca feminino. Atual campeã, a canadense Shannon Clark defende o posto contra a invicta brasileira Beatriz “Bia” Consuli (6-0), campeã mundial amadora em 2022 pela IMMAF.

O vice-presidente do LFA na América do Sul, Rafael Feijão, destacou a importância do evento para o esporte nacional. “O LFA tem sido uma grande vitrine para o desenvolvimento do MMA brasileiro, abrindo portas e formando atletas para o maior palco do mundo, que é o UFC. Agradeço ao secretário de Esportes do Distrito Federal, Renato Junqueira, e ao deputado federal Júlio César Ribeiro, que foram fundamentais para que tudo isso acontecesse. Esse tipo de apoio é o que fortalece o esporte e transforma vidas”.

Os ingressos para o LFA 221 são solidários e estão disponíveis no link https://www.sympla.com.br/evento/lfa-221/3179591.

Apresentado por Monster Energy e apoiado pela Secretaria de Esportes do Distrito Federal e pelo Instituto Brasil Sapiens, o LFA 221 será transmitido ao vivo. O UFC Fight Pass exibe o card principal, a partir das 21h, enquanto o YouTube oficial do LFA exibe as três últimas lutas do card preliminar.

Siga o PVT

103,000FansLike
123,000FollowersFollow
51,000FollowersFollow
162,000SubscribersSubscribe