Prêmio Melhores do Ano nas Artes Marciais 2024 confirma homenagem para lendas do Taekwondo

0
414
Grão-mestres de taekwondo serão homenageados — Foto: Divulgação

Criador da Federação de Taekwondo do Estado do Rio de Janeiro – a primeira estadual do Brasil – em 1982, posteriormente um dos responsáveis pela fundação da Associação Brasileira de Taekwondo, hoje Confederação Brasileira de Taekwondo (CBT), além de Grão-Mestre e reconhecido internacionalmente por sua técnica, o GM Kim Jung Roul terá todo o seu trabalho em prol da modalidade valorizado no dia 30 de junho, quando vai ser homenageado no Prêmio Melhores do Ano nas Artes Marciais 2024 – Edição Lendas, no Espaço Hall, Barra da Tijuca-RJ.

Grão-mestres de taekwondo serão homenageados — Foto: Divulgação

Kim Jung Roul, vale lembrar, chegou no Brasil em 1971, em Salvador-BA, a convite do seu amigo GM Lim Jung Do. Em seguida, foi para Aracajú-SE, em 1973, até chegar no Rio de Janeiro e ministrar aulas em vários locais, com diversas academias, a mais famosa delas na Rua Carioca, no Centro da cidade. Em 1982, ele fundou a Federação de Taekwondo do Estado do Rio de Janeiro.

Além de ser um ícone, com sua técnica reconhecida e admirada internacionalmente, Kim Jung Roul é formado em Engenharia Eletrônica por uma das melhores universidades da Coreia do Sul, a Yonsei University. Durante a trajetória no Brasil, o sul-coreano marcou seu nome na história do Taekwondo, modalidade olímpica e que conta com vários destaques brasileiros. O esporte, inclusive, estará nos Jogos Olímpicos 2024, entre 26 de julho e 11 de agosto, na França.

GM Yong Min Kim também recebe homenagem

Além de Kim Jung Roul, outro Grão-Mestre, o GM Yong Min Kim, também vai receber uma justa homenagem no Prêmio 2024. Após desembarcar no Brasil em 1976, Kim iniciou seu trabalho em uma academia no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, e se desenvolvendo até a fundação da Associação Brasileira de Taewkwondo (ABT) – presidida por ele. Em 1991, ela se transformou na CBT, sendo Kim eleito presidente mais uma vez.

Em 1994, ele foi escolhido membro do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e, um ano depois, presidente da colônia coreana no Rio de Janeiro, tornand0-se também um dos 13 membros da Federação Mundial de Taekwondo.

Yong Min Kim ainda ficou conhecido por participar de diversos programas de televisão, onde ensinava Taekwondo para os telespectadores, e foi personagem de histórias em quadrinhos publicadas pela Bloch Editores, sob os títulos: “Mestre Kim, o Vingador”, “Clássicos das Artes Marciais” e “As aventuras do mestre Kim”.

Prêmio retorna ainda maior no Espaço Hall

Em 2023, o Rio de Janeiro ratificou seu papel como capital internacional das lutas e das artes marciais. Realizado na Cidade das Artes, um dos principais centros de espetáculos do país, o Prêmio Melhores do Ano nas Artes Marciais reuniu cerca de 1500 pessoas, entre elas ídolos como José Aldo, Minotauro, Pedro Rizzo, Mestre Camisa e muitos outros.

E agora, para 2024, o Prêmio criado pelo SINDILUTAS com o intuito de valorizar e reconhecer grandes nomes do mundo das lutas da Cidade Maravilhosa volta ainda melhor, homenageando, principalmente, os precursores do esporte, os atletas masters e seniores de todas as federações dos esportes de combate.

No dia 30 de junho, o grandioso Espaço Hall, na Barra da Tijuca-RJ, vai ser o palco do Prêmio Melhores do Ano nas Artes Marciais 2024 – Edição Lendas, com expectativa de mais de 5000 pessoas presentes e ingressos já disponíveis para o público em www.sindilutas.com.br/premio.