Promessa do Rio de Janeiro fatura medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Judô

0
375
Pacheco acumulou três vitorias por ippon - Foto: Divulgação
Pacheco acumulou três vitorias por ippon – Foto: Divulgação

O aluno do Centro Educacional da Legião da Boa Vontade (LBV), no Rio de Janeiro/RJ, João Pacheco, de 12 anos, medalhista de ouro na categoria +60kg, subiu, mais uma vez, no degrau mais alto do pódio em um campeonato de judô. Desta vez, ele faturou a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Região III, organizado pela Confederação Brasileira de Judô, ocorrido nesse final de semana, no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, na Bahia. A competição é referência para o esporte, pois possui os principais atletas do país.

Para o coordenador de esportes da LBV no RJ, Sérgio Euzébio, a vitória de João já havia sido conquistada desde o início do ano. “Essa medalha de ouro ele conseguiu desde janeiro, quando retornou aos treinos. Ele passou quase oito meses afastado por causa de uma contusão no joelho. Achamos que ele não ia retornar aos treinos, que ficaria com medo de se machucar novamente, mas ele é guerreiro, se superou e voltou. Então cada treino que ele concluía, era uma medalha de ouro para ele”, disse.

O esportista se classificou para esta etapa do Campeonato Brasileiro no Circuito Estadual, onde aconteceram as disputas pelas vagas nas seleções principal e de base, congregando os principais atletas do esporte no Estado fluminense. É a base para o Ranking Estatual que premia os melhores no final do ano.

João garantiu a vaga na categoria +60kg, obtendo em três lutas, três vitórias por ippon, o que significa que os golpes foram desferidos de forma correta. Esse resultado o tornou um dos integrantes da Seleção de Judô do Rio de Janeiro nessa competição.