Treinador relembra aprendizados na Chute Boxe e CM System e treinos com estrelas do UFC

0
232
Pablo Libardi entre Werdum e Lyoto — Foto: Divulgação

Um amor de infância e uma mudança de cidade foram decisivas para Pablo Fernandes Libardi não deixar mais as artes marciais fora da sua vida. Atualmente professor de Muay Thai da CT RFA (Rangel Farias Association), o profissional, que já lapidou grandes nomes do esporte, deu seus primeiros passos na modalidade sob a bandeira de uma das maiores equipes das artes marciais mistas.

Pablo Libardi entre Werdum e Lyoto — Foto: Divulgação

Após praticar Capoeira e Kickboxing desde a infância, Pablo foi obrigado a mudar de cidade, quando deixou Brasília e foi para Florianópolis. Desta maneira, para se manter ativo nas lutas, contou com a ajuda de dois amigos de colégio para conhecer a filial da Chute Boxe, onde deu seus primeiros passos em competições.

“Foi amor logo no primeiro treino. Sem saber da história eu tinha acabado de entrar na Chute Boxe aqui de Florianópolis, e desde o primeiro dia eu nunca mais parei de treinar. Meu primeiro professor na Chute Boxe foi o Gabriel Gigante, hoje um dos mestres aqui da equipe no Estado. Dentro da academia acabei ficando muito próximo do Marcel Adur, que na época já era atleta profissional de MMA e ele acabou me “adotando” como um irmão. Nós estávamos sempre treinando juntos e representando a equipe nos campeonatos de Muay Thai e MMA”, explicou.

Com a experiência adquirida na Chute Boxe, Pablo entendeu que precisava de novos ares. Foi assim que o lutador conheceu a CM System, equipe liderada pelo ex-lutador do Pride e do UFC Cristiano Marcello. Com a bagagem no time e títulos de competições de Muay Thai em Santa Catarina e São Paulo, além de dois brasileiros na modalidade, ele decidiu aceitar uma missão ainda maior: preparar os competidores do CT RFA.

“Não conseguia ir com tanta frequência quanto gostaria para Curitiba, então resolvi falar com o Mestre Rangel Farias para saber se eu poderia fazer parte da equipe de MMA profissional dele aqui em Florianópolis, e ele me recebeu muito bem. Eu recebi o meu nível preto de Muay Thai das mãos do mestre Rangel Farias e acabei conquistando a confiança do mestre e dos atletas pela minha visão de treinos e conhecimento técnico. Acabei me tornando um dos treinadores que auxilia os atletas profissionais da equipe de MMA e Muay Thai do mestre Rangel. E hoje, como faixa-roxa de Jiu-Jitsu do mestre Luciano Bernert, eu consigo ajudar também atletas de grappling que querem tentar uma carreira no MMA ou competir em campeonatos de NO GI”, afirmou.

Na CT RFA, Pablo conseguiu atingir um nível de qualidade e respeito com seus alunos. Tanto que teve a chance de ajudar em treinamentos de grandes nomes do MMA como Paulo Borrachinha e Jean Silva, atletas que estão se destacando no UFC.

“Tenho dentro da equipe uma responsabilidade, que na verdade pra mim é uma honra, de ajudar o mestre Rangel Farias na preparação dos atletas do CT RFA em lutas de MMA e Muay Thai. Atualmente ajudo na preparação de grandes atletas de MMA como Willian Lima, Bruno Coelho, Marcelo Hulk e vários outros atletas que hoje estão no circuito de Muay Thai aqui do Brasil. É uma honra ser faixa preta do mestre Rangel Farias e ter a confiança dele para ajudar seus principais atletas. Acredito de verdade que o CT RFA será em breve um dos maiores centros de treinamento não apenas do Brasil, mas do mundo inteiro. Por aqui já passaram lendas do MMA como Fabrício Werdum, Alex Poatan, Jailton Malhadinho, Paulo Borrachinha e outros lutadores do UFC que buscam treinar com a nossa equipe quando estão aqui no Brasil”, completou.